Wikipedia adiciona protocolo HTTPS e tenta evitar bloqueios por região
Com o objetivo de evitar o bloqueio de acesso ao site por determinados países, agora todo o tráfego da Wikipedia é acessado sob o protocolo HTTPS. O anúncio foi feito nesta sexta (12), no blog oficial da Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos da maior enciclopédia online do mundo.
A adição do protocolo HTTPS garante que a comunicação entre o computador e o servidor é criptografada e não pode ser interceptada por terceiros. Com isso, os usuários poderão reconhecer que estão em ambiente seguro ao visualizar na barra de endereços o cadeado fechado ou o ‘https://’ na cor verde. Além disso, o novo padrão de criptografia HSTS também está sendo implementado.
Desde 2011, a Wikipédia está em processo de transição de infraestrutura para suportar a criptografia. Como parte disso, desde 2013 os usuários que faziam o login no site já navegavam com a proteção do protocolo. Agora todo o site, mesmo para quem não fez login, terá o acesso protegido pelo HTTPS.
Como parte final do processo, a Wikimedia Foundation informou que usuários de algumas partes do mundo podem sofrer com o acesso instável a Wikipédia.
0 Comentario