XMA MEGA ARENA 2015 | YOUTUBERS SÃO A GRANDE ATRAÇÃO EM EVENTO DE E-SPORTS
No primeiro dia do evento, produtores de conteúdo chamam mais atenção que os campeonatos
"Moço, vocês sabem se o Cellbit vai sair pra dar autógrafo?", me perguntou uma mulher enquanto também esperava para entrevistar um dos "headliners" da longa lista de youtubers presentes no primeiro dia da XMA Mega Arena 2015 . "Minha filha não vai embora sem tirar foto com ele e eu tive o maior trabalho para chegar aqui", lamentava a mãe, observando um pouco de longe a menina no meio de um amontoado de fãs que cercavam, já nas últimas horas do evento, os youtubers no São Paulo Expo (o mesmo local da Comic Con Experience).
O próprio Cellbit, não muito mais velho do que seus fãs, diz que ainda não se acostumou com esse status de celebridade. "É um pouco assustador ter as pessoas gritando quando te veem. Sou só um garoto de 18 anos que grava vídeos fazendo piada para a internet", diz o youtuber, cujo canal tem mais de 900 mil inscritos. Sobre o fato de ter atraído mais gente do que os games da convenção, ele desconversa. "Não sei se fui a maior atração. Tinha muita gente para nos ver. É uma coisa boa. A comunidade está crescendo".
Investimento
A organização da XMA não só esperava o assédio aos youtubers como também afirmou ter investido em estrutura dedicada a eles. "Se juntarmos todos os nossos convidados, temos mais de 30 milhões de inscritos nos canais. Vai dar o maior evento de youtubers do Brasil. Temos uma grade horária e uma arena 1 x 1, na qual o menino pode jogar com o jogador profissional e o famoso, o ídolo dele. Estamos preparados e temos uma equipe de segurança incrível", afirma Felipe Corradini, organizador do evento.
A ênfase na equipe de segurança, claro, se refere aos problemas enfrentados pelos youtubers na Brasil Game Show do ano passado, onde a quantidade de fãs acabou gerando tumulto entre a segurança e os convidados - o próprio Cellbit chegou a ser expulso do evento.
"É óbvio que a BGS é maior, mas em questão de suporte ao público, achei a XMA extremamente superior", compara Cellbit. "Eles realmente se importam com quem vem, fazem as filas certinho e tomam cuidado com o público", diz o youtuber. "O esquema da XMA (com acessos diretos da sala aos palcos) ficou legal. Infelizmente faltou microfones, mas foi divertido do mesmo jeito", afirma.
Com tanta gente indo a eventos de games para ver os youtubers, a pergunta é inevitável: já não é hora de se pensar em um evento dedicado apenas a eles? "Com certeza", diz Cellbit. "Lá fora existem vidcons dedicadas a youtube. Por aqui, acho que tem esse espaço sim. Quem sabe, um evento organizado pelos próprios youtubers".
O youtuber Muca Muriçoca concorda, mas acha que esse contato já ocorre também nos eventos que já existem. "Eu tento ao máximo responder as mensagens, mas elas são muitas. Não consigo falar com todo mundo - ou a gente respondem ou edita vídeo. Mas acho que todos os eventos estão aí para isso", diz.
O XMA Mega Arena 2015 continua até o dia 3 de maio, no São Paulo Expo.
0 Comentario