Exército iraquiano segue para Ramadi para lutar contra o Estado Islâmico

Grupo tomou controle da cidade neste domingo.
Milícias xiitas ajudam exército do Iraque; coalizão internacional deve ajudar.

 
O exército iraquiano tenta nesta segunda-feira (28) preparar, com milícias xiitas, um contra-ataque para recuperar a cidade de Ramadi, que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) conseguiu controlar no fim de semana.

A perda da cidade, 100 km a oeste de Bagdá, é a maior derrota militar do exército iraquiano desde o início da ofensiva, no começo do ano, para impedir o avanço dos jihadistas. No domingo, as tropas desertaram de suas posições em Ramadi, após o avanço dos jihadistas.
Um porta-voz do Ketab Hezbollah, um importante grupo paramilitar xiita, afirmou que a organização já tem unidades preparadas para viajar até Ramadi, a partir de três localidades.
"Amanhã, se Deus quiser, reforços chegarão em Ramadi e o início da operação de limpeza da zona conquistada pelo Daesh (acrônimo em árabe para EI) será anunciado", declarou Jaafar al-Husseini, porta-voz do Kataëb Hezbollah.
Ameri já se encontrava nesta segunda-feira em Habbaniyah para coordenar as operações militares. Com um grande número de combatentes e experiência, uma contra-ofensiva contra o EI parece ser possível antes do grupo fortificar suas posições.

Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentario